Microsoft Entra ID Governance – Pacotes de acesso
Neste artigo vou mostrar a configuração básica de um pacote de acesso no gerenciamento de identidade do Entra ID.
Um pacote de acesso permite que usuários internos e externos solicitem acesso aos recursos do Entra ID que fazem parte deste pacote.
Os recursos podem ser:
- Associação de grupos de segurança Microsoft Entra
- Associação dos Grupos do Microsoft 365 e Teams
- Atribuição a aplicativos empresariais do Microsoft Entra, incluindo aplicativos SaaS e aplicativos personalizados compatíveis com federação/logon único e/ou provisionamento
- Associação de sites do SharePoint Online
Alguns exemplos de utilização do pacote de acesso:
- Você pode conceder aos usuários licenças para o Microsoft 365 usando um grupo de segurança do Microsoft Entra em um pacote de acesso e configurando um licenciamento baseado em grupo para esse grupo.
- Você pode conceder aos usuários acesso para gerenciar recursos do Azure usando um grupo de segurança do Microsoft Entra em um pacote de acesso e criando uma atribuição de função do Azure para esse grupo.
- Você pode dar aos usuários acesso para gerenciar as funções do Microsoft Entra usando grupos atribuíveis a funções do Microsoft Entra em um pacote de acesso e atribuindo uma função do Microsoft Entra a esse grupo.
Requisitos de função para configuração do pacote de acesso:
- Administrador global
- Administrador de Governança de Identidade
- Proprietário do catálogo
- Gerenciador de pacotes de acesso
Requisitos de licenciamento:
- Microsoft Entra ID Governance
- Microsoft Entra ID P2
Leia mais sobre Gerenciamento de direitos e Pacote de acesso na documentação oficial da Microsoft:
Configuração do Pacote de acesso
No portal do Azure (https://portal.azure.com), acessar Microsoft Entra ID, Identity Governance.
Acessando Catálogos, é possível verificar que já existe um catálogo padrão (General), mas neste exemplo vamos configurar um catálogo novo.
Para criar um catálogo novo, clicar em Novo catálogo.
Definir um nome e uma descrição para o catálogo. Neste exemplo vou utilizar como nome uma aplicação de teste que tenho configurada no Entra ID como recurso do pacote de acesso.
Selecionar a opção sim para Habilitado, e sim para Habilitado para usuários externos.
Com o catálogo criado, vamos criar o pacote de acesso.
Acessar o menu Pacotes de acesso e clicar em Novo pacote de acesso.
Na guia Básico, definir um nome e uma descrição para o pacote de acesso. Neste exemplo vou utilizar novamente como nome a aplicação de teste que tenho configurada no Entra ID como recurso do pacote de acesso.
Em Catálogo selecionar o catálogo criado.
Na guia Funções de recurso, é onde vamos configurar os recursos que farão parte do pacote e que os usuários poderão solicitar acesso.
Pode ser configurado como recurso Grupos e Equipes, Aplicações ou Sites do Sharepoint, e pode ser configurado mais de 1 recurso no pacote de acesso.
Neste exemplo vou configurar como recurso uma aplicação de teste que tenho configurada no Entra ID.
Clicar em Aplicativos.
Marcar a opção Veja todos os Aplicativos que não estão no catálogo e selecionar o aplicativo.
Após carregar o aplicativo, definir a função que o usuário irá receber quando solicitar o acesso.
Essa primeira política será criada para solicitações de usuários externos, então na guia Solicitações selecionar a opção Para usuários que não estão no seu diretório.
E selecionar a opção Todos os usuários (Todas as organizações conectadas + quaisquer novos usuários externos).
Para usuários externos é necessário a aprovação, então esta opção já vem marcada padrão.
Em Exigir justificação do solicitante marcar como Sim.
Quantos estágios, selecionar o número de etapas que o usuário solicitante terá que preencher para solicitar o acesso.
Em Primeiro Aprovador, selecionar os usuários que irão aprovar as solicitações.
Em Exigir uma justificativa do aprovador, selecionar Sim, para o usuário que aprova a solicitação inserir uma justificativa do porquê aprovou a solicitação.
Em Habilitar novas solicitações selecionar Sim.
Na guia Informações do solicitante é possível configurar perguntas personalizadas para o usuário solicitante preencher durante a solicitação. Neste exemplo não vou configurar nenhuma pergunta personalizada.
Na guia Ciclo de vida é configurado o tempo de acesso que será liberado para o usuário.
Neste exemplo vou configurar que será liberado o acesso para o usuário durante 30 dias.
Na guia Extensões personalizadas é possível criar regras para automatizar tarefas do pacote de acesso. Para essa configuração é necessário a assinatura do Microsoft Entra ID Governance.
Criar o pacote de acesso.
Após finalizar a criação do pacote de acesso, clicar no menu Políticas, e na política padrão clicar em Editar.
Em Nome e Descrição vamos adicionar Externo para identificar a política.
Ainda no menu Políticas, clicar em Adicionar política para criar a política para usuários internos.
Na guia Básico, definir um nome para e descrição para a política interna.
Na guia Solicitações, selecionar a opção Para usuários no seu diretório.
Selecionar a opção Todos os usuários (incluindo convidados).
Em Requer aprovação marcar como Sim.
Em Exigir justificação do solicitante marcar como Sim.
Quantos estágios, selecionar o número de etapas que o usuário solicitante terá que preencher para solicitar o acesso.
Em Primeiro Aprovador, selecionar os usuários que irão aprovar as solicitações.
Em Exigir uma justificativa do aprovador, selecionar Sim, para o usuário que aprova a solicitação inserir uma justificativa do porquê aprovou a solicitação.
Em Habilitar novas solicitações selecionar Sim.
Na guia Informações do solicitante é possível configurar perguntas personalizadas para o usuário solicitante preencher durante a solicitação. Neste exemplo não vou configurar nenhuma pergunta personalizada.
Na guia Ciclo de vida é configurado o tempo de acesso que será liberado para o usuário.
Neste exemplo vou configurar que será liberado o acesso para o usuário durante 30 dias.
Na guia Extensões personalizadas é possível criar regras para automatizar tarefas do pacote de acesso. Para essa configuração é necessário a assinatura do Microsoft Entra ID Governance.
Criar a política.
Com as duas políticas criadas, vamos iniciar os testes de acesso.
No menu Visão geral copiar o link do portal Meus Acessos e disponibilizar o link para os usuários solicitarem os acessos.
Ao acessar o link será solicitado que o usuário faça login.
Após o usuário realizar o login, ele irá acessar a página Meus Acessos, Pacotes de acesso, solicitar o acesso ao pacote criado e clicar em Continuar.
É possível solicitar o acesso em um período específico, mas neste exemplo só iremos inserir a justificativa e clicar em Enviar solicitação.
O aprovador receberá um e-mail com a solicitação do usuário, clicar em Approve or deny request.
O aprovador será encaminhado para a página Meus Acessos, Aprovações.
Selecionar o usuário solicitante, clicar em Aprovar.
Em Solicitação de acesso, selecionar Aprovar, fornecer o motivo e enviar.
O usuário receberá um e-mail com a aprovação da solicitação. Clicar em Iniciar.
O usuário será encaminhado para a página Meus Acessos, Pacotes de acesso, acessar o pacote e clicar na aplicação.
Como a aplicação de teste exige que os usuários se autentiquem, será necessário o usuário realizar uma nova autenticação.
A aplicação de teste é apenas um Proxy de aplicativo para um servidor com IIS instalado.
No Pacote de acesso, em Atribuições, é possível verificar os usuários que foram aprovados.
Em Solicitações é possível verificar solicitações pendentes.
No aplicativo de teste é possível verificar que o usuário aprovado foi adicionado com permissão no aplicativo.
Dica extra
O link para a página de solicitação de acesso não pode ser personalizado, uma dica é adicionar um link no login do portal do Azure e do Office, para os usuários clicarem e serem redirecionados para a página de solicitação.
Para realizar essa configuração, editar as configurações da Identidade visual do portal do Entra ID.
As configurações básicas estão disponibilizadas neste artigo Configurando LAB para estudos e testes Parte 6 – Configurando Microsoft 365 – CloudMTI
Na guia Formulário de entrada, em Texto da página de entrada, adicionar o texto no formato [TEXTO] e o link no formato (LINK).